SEMEAR PROJETOS EDUCACIONAIS

SOMOS A SEMEAR

Profissionais da área de Educação, Arte e Tecnologia. Acreditamos no conhecimento e na educação como forma de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo e contribuir na formação de cidadãos mais conscientes e capazes de atuar com responsabilidade na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Walid Haddad Clara Haddad Antonio Carlos, Tuco Bruno Pascotto Pedro Haddad Arthur Martins Alves
Walid HaddadArquiteto, especialista em gestão de projetos na área da sustentabilidade voltado para governos, empresas e ONGs. Participou junto a secretarias da educação, transporte e saúde da PMSP e da educação, energia e habitação do Governo do Estado de São Paulo e empresas do terceiro setor como fundador da ANATED e da SEMEAR - Projetos Educacionais.
Clara HaddadGraduada em Língua e Literatura Inglesa e Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com certificados de proficiência em Língua Inglesa pela Universidade de Cambridge e pós-graduação em Metodologias e Práticas para Educação Bilíngue. Atua em educação desde 1985. Consultora pedagógica de cursos de idiomas e autora de diversos materiais didáticos para o ensino de Língua Inglesa no Ensino Fundamental, Médio e EJA.
Antonio Carlos, TucoIlustrador e Publicitário. Renomado criador de desenhos, histórias em quadrinhos e animações. Especializado em ilustração publicitária. Diversos trabalhos realizados: Editoras Abril, Globo, Moderna, Semear entre outras. E clientes como: Disney, Warner, Saint Gobain, Lello, Blue Tree Towers, Unilever, Novartis, Saúde Animal entre outros.
Bruno PascottoGraduado em Publicidade & Propaganda e Músico. Desde 2013 trabalha com promoção de figuras colecionáveis. Especialista no desenvolvimento de produção de e-books, animações, games e vídeos promocionais.
Pedro HaddadGraduado em Comunicação Social, com ênfase em Publicidade, Propaganda e Marketing pela FAAP. Master Técnico em Marketing Digital na Aula CM. Desde 2013 atuando em diversas áreas da Publicidade e Marketing. Atualmente especialista Media Buyer na Espanha.
Arthur Martins AlvesProgramador de aplicativos - APP. Especialista no desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, web e API. Conhecimento em diversas linguagens e tecnologias para construção de soluções.
Desenvolvemos conteúdos pedagógicos nos mais diversos formatos (cartilhas, histórias em quadrinhos, informativos, folders, animações, games, e-books e apps) para campanhas de conscientização socioambiental e de saúde, seja na forma impressa ou digital.

OBJETIVOS GERAIS

Desenvolvemos conteúdos com o objetivo de fomentar um debate educacional envolvendo toda a comunidade, os alunos, os pais dos alunos, os professores, a equipe gestora, e os funcionários das escolas, e contribuir para a formação de cidadãos éticos e comprometidos com o seu papel social de agentes transformadores de sua realidade.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Nosso trabalho está fundamentado em uma visão sociointeracionista do processo de aprendizagem, ou seja, aprender é um fenômeno que decorre da interação com o outro, dentro de um contexto histórico, cultural e social.

Os temas retratados estão em consonância com a proposta da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que destaca a importância de integrar os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) aos currículos e projetos pedagógicos:

Por fim, cabe aos sistemas e redes de ensino. Assim como as escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência, incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora.

Semear - Projetos Educacionais

(MEC, BNCC, 2018)
Os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) devem ser inseridos no conteúdo programático de todos os componentes curriculares, possibilitando assim, a relação do conteúdo com situações vivenciadas pelos estudantes em suas realidades e contribuindo para trazer contexto e contemporaneidade aos objetos do conhecimento descritos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
TEMAS CONTEMPORÂNEOS
TRANSVERSAIS
BNCC
MULTICULTURALISMO
Diversidade Cultural
Educação para valorização do multiculturarismo
nas matrizes históricas e culturais Brasileiras
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Ciência e Tecnologia
SAÚDE
Saúde
Educação Alimentar e Nutricional
CIDADANIA E CIVISMO
Vida Familiar e Social
Educação para o Trânsito
Educação em Direitos Humanos
Direitos da Criança e do Adolescente
Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso
MEIO AMBIENTE
Educação Ambiental
Educação para o Consumo
ECONOMIA
Trabalho
Educação Financeira
Educação Fiscal

Assim, espera-se que a abordagem dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) permita ao estudante compreender questões diversas, tais como cuidar do planeta, a partir do território em que vive; administrar o seu dinheiro; cuidar de sua saúde; usar as novas tecnologias digitais; entender e respeitar aqueles que são diferentes e quais são seus direitos e deveres como cidadão, contribuindo para a formação integral do estudante como ser humano, sendo essa uma das funções sociais da escola.

(TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NA BNCC Propostas de Práticas de Implementação, 2019, apresentação)

Home Quem somos Serviços Projetos Parceiros Contato
  semearprojetos   Semear - Projetos Educacionais   semearprojetos

© Semear Projetos Educacionais. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Lobe Tecnologia